






Dialogando com as Políticas Públicas de Saúde e discutindo os novos rumos para o SUS
A Abertura do Seminário foi o presente a Deusa das Águas, na Praia de Copacabana, que teve cãnticos de umbanda e candomblé pelos mais antigos, o que atraiu a atenção dos turistas e praianos e foi um momento de muita emoção para o povo de terreiro.
O seminário teve como objetivo estabelecer um canal de diálogo entre as lideranças de terreiros, gestores, profissionais e conselheiros de saúde, assim como com os gestores de promoção de igualdade racial, que possibilite conhecer os desafios e as possibilidades de estratégias de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em consonância com as outras políticas e programas do Sistema Único de Saúde.
O evento também discutiu os novos rumos do SUS e a integração dos conhecimentos e práticas de saúde dos terreiros às práticas de saúde do SUS e, no final tirou-se uma carta ao Rio de Janeiro com as Resoluções do seminário.
Contou com a presença das autoridades da religiões de todo o Brasil, representante da Sepir, da Secretaria de Saúde do Estado, do Conselho de Saúde, movimentos sociais, ongs, e o povo de terreiro.
No final do 1º dia teve a apresentação de um coral cantando na linguágem yorubá músicas da religião e o hino da Mãe África.
Nenhum comentário:
Postar um comentário