segunda-feira, 3 de maio de 2010

Niterói e os fatos que ficaram na história

LISTEI AQUI ALGUMAS TRAGÉDIAS QUE MARCARAM NOSSA CIDADE

06/09/1893 - Revolta de parte da esquadra, comandada pelo almirante Custódio José de Mello, pretendia a deposição do marechal Floriano Peixoto .

09/02/1894 - Os rebeldes desembarcaram na Ponta da Areia e bombardearam a cidade, sendo derrotados em 13 de março e Niterói, pela sua resistência, ganhou o epíteto de “Cidade Invicta”.

1906 - O naufrágio da barca “Sétima” matou dezenas de estudantes do Colégio Salesianos, a maioria integrantes da sua banda,

22/05/1959 - A população revoltada depredou a bela Hidroviária (estação das Barcas, na Praça Martim Afonso) e residências da família Carreteiro, detentora da concessão do transporte marítimo Rio-Niterói.

18/12/1961 - Um grupo de mendigos tocou fogo no Gran Circus Norte-Americano, causando as mortes de 400 pessoas.

1961 - O ciclo de chuvas foi marcante em 1961;

02/01/1966 - Trágicos temporais duraram uma semana, causando 250 mortes em Niterói, Rio e no interior, deixando mais de 50 mil desalojados.

1988 - Nova tragédia passou por Niterói e causou 600 mortes, especialmente no Rio e da Baixada.

Meteorologistas advertem - Os próximos 20 anos serão marcados por chuvas intensas, superando de intensidade as consequências de outros ciclos do passado, o que impõe o planejamento de medidas de prevenção e socorro, com a formação de uma consciência de defesa coletiva.

2010 - O Brasil se vê banhado por águas, de norte a sul causando muitas mortes e deixando milhões de desabrigados, doentes, a espera de soluções rápidas.

05/04/2010 - Forte chuva pára todo o Rio de Janeiro.

06/04/2010 - Niterói sofre uma das piores chuvas, com 170 mortes, quase dez mil desabrigados, 130 áreas com risco de desabamentos, ficando em estado de calamidade pública desde o dia anterior.

06/04/2010 - O maior dos deslizamentos da história de Niterói, cerca de quase 1km o MORRO DO BUMBA, onde durante 20 anos foi aterro sanitário da cidade, e nesta data, se tornou a maior tragédia do Estado do Rio de janeiro, com aproximadamente 60 famílias soterradas.
-------------------------------------------------------

VÁRIOS FORAM OS POLÍTICOS QUE POR AQUI PASSARAM E AINDA ESTÃO. QUE FIQUE CLARO E O POVO NÃO SE ESQUEÇA: POLÍTICA PÚBLICA PARA POBRE, FAVELADO, DE BAIXA RENDA NUNCA EXISTIU EM NOSSA CIDADE. E PARA QUE TODOS VEJAM, A MÁSCARA TINHA QUE CAIR E A 4ª CIDADE EM QUALIDADE DE VIDA NUNCA EXISTIU... ONDE ESTAVA A SAÚDE NESTE MOMENTO, A DEFESA CIVIL, UM PLANO DE HABITAÇÃO, A ASSISTÊNCIA SOCIAL, E O PREFEITO QUE EM SEU DINGO DIZIA: "É MESMO UM CASO DE AMOR"...

COMO UM ATERRO SANITÁRIO PODE TER SIDO ESQUECIDO PELO PODER PÚBLICO A PONTO DE SANEÁ-LO, PERMITIR QUE LUZ, TELEFONE E ATÉ ÁGUA CHEGASSE LÁ... TOTAL DESPREZO E FALTA DE COMPROMETIMENTO COM O POVO POBRE, PRETO, DE BAIXA RENDA E MORADOR DE FAVELA.

SALVE O POVO NITEROIENSE, SALVE A RESISTÊNCIA EM NOSSAS VIDAS. TODA SOLIDARIEDADE VINDA DE TODOS BRASILEIROS E BRASILEIRAS, TONELADAS DE DOAÇÕES E MANIFESTAÇÕES DE CONFORTO AOS DESABRIGADOS QUE PERDERAM SEUS ENTES QUERIDOS... QUE AS ARMAS DE JORGE PROTEJA O POVO NITEROIENSE E TODOS AQUELES QUE SE VÊEM NESSA SITUAÇÃO. SALVE-OS JORGE!

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou tentando contato sobre um livro que encomendei e que já fiz o depósito desde segunda e não estou obtendo resposta.

Dídimo Matos.