
No dia 14 de novembro de 2008, a Câmara Municipal de Niterói viveu momentos de relevante contribuição para a difusão da Umbanda e a conseqüente preservação da identidade étnico-cultural das religiões de matrizes africanas na cidade.
A Prefeitura de Niterói através da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial realizou um evento inédito na cidade: Comemoração dos 100 ANOS DA UMBANDA – Niterói Reluziu a Luz Divina.
Com a presença de lideranças religiosas, simpatizantes e adeptos a religião afro-brasileira, pais e mães de santo, ogans e ekedes fizeram alí um grandioso ritual com uma confraternização entre os vários seguimentos da religião . No Plenário foram distribuídos vários homenagens aos presentes e in memoria e em especial foi homenageado, o Sr. Zélio Fernandino de Morais, ao Caboclo das 7 Encruzilhadas e a outros membros também já falecidos.
Estiveram presentes várias Federações da Umbanda, vários zeladores de santo de Niterói, São Gonçalo, RJ, Itaboraí, Maricá, e Baixada Fluminense. O ritual coletivo iniciou com a louvação aos Orixás e Entidades; Defumação; Queima de fogos; Rufar de tambores e cânticos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário