quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Conselho Municipal de Cultura de Niterói promove festa popular e audiência pública no Dia do Folclore







Conselho Municipal de Cultura de Niterói promove festa popular e audiência pública no Dia do Folclore

A lavagem da escadaria da Câmara Municipal de Niterói, às 14h30, de 22 de agosto, Dia do Folclore, marcará a união simbólica de todas as vertentes artísticas da cidade para uma série de eventos, com entrada gratuita. A programação antecede a Audiência Pública da Cultura, a ser realizada às 20h, na qual foram debatidos com representantes dos poderes municipal, estadual e federal temas ligados ao movimento de democratização da política pública para o setor.

Programação diversificada

Organizada pelo Conselho Municipal de Cultura e Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Vereadores, a agenda de eventos pretende montar um painel das tradições e da produção artística de Niterói, ocupando diversos espaços da sede do legislativo.

A partir das 15h, as apresentações da Banda da APAE, dos componentes do grupo de Capoeira de Mestre Zezeu e dos dançarinos do Jongo Folha da Amendoeira, do Muanza Mezú. Aliás, quem quiser aprender a dar os primeiros passos nas danças tradicionais afro terá a oportunidade de participar da oficina ministrada pelo Jongo Congola da Tia Noinha, de Campos, que vem à cidade especialmente para integrar o encontro, e representantes das comunidades indígenas também mostrando sua dança e artesanato. Também teremos a presença da comunidade indígena de Niterói mostrando sua dança e artesanato. Após subiu ao palco o Coral da Clin (Companhia de Limpeza Urbana) e, logo após, as crianças do projeto Cateretê Brasil. O auditório superior da casa foi transformado em cinema, para três sessões de curtas-metragens, às 15h, 15h30 e às 16h, com a seleção a cargo do Movimento Arte Jovem Brasileira. No saguão de entrada, exposições de artesanato, livros e uma montagem especial em homenagem aos 99 anos do jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel integrou a agenda da festa.

Ainda se apresentaram circenses, de conjuntos musicais, declamação de poesias e frevo, Kalimbaria, fechando com o Bloco Saias na Folia. Para finalizar o Instituto Gingas estará tranzendo um grupo de Maracatu que saiu em cortejo no final da audiência que se inicia às 20h.

Nenhum comentário: