sábado, 29 de janeiro de 2011

PRESENTE DE YEMANJÁ - CHARITAS - NITERÓI - 2011


No dia dois de fevereiro, quarta-feira, dia de Yemanjá, o terreiro Ylê Axé Oia Onira realizará seu tradicional Presente de Yemanjá, na Praia de Charitas em frente a Casa do Caranguejo.

Em Niterói, depois de vários anos sendo realizado este evento, de muito significado para o povo da religião afro brasileira, a Câmara Municipal de Niterói, através do Vereador André Diniz, decretou a seguinte Lei: Instituiu 02 (dois) de fevereiro como Dia Municipal do Presente de Yemanjá, que passou a constar no Calendário Oficial da Cidade.

A concentração se dará na Praia de Charitas, na altura da Casa do Caranguejo, a partir das 17h, onde a mãe de santo a Yalorisá Tânia de Iansã comandará o “XERÊ” iniciando o ritual seguido do Presente para Yemanjá, que é lançado ao mar.

A cada ano aumenta o número de integrantes da religião, simpatizantes e apreciadores participando do evento. Além de autoridades da religião, pessoas de Niterói, São Gonçalo e outros municípios vem lançar seu presente para Yemanjá do lado de cá da Baía.

Abrilhantando o evento a Cia. de Dança e Expressão Corporal, do coreógrafo Alê de Freitas se apresentará com dança afro.

O terreiro Ylê Axé Oia Onira, responsável pelo evento se localiza na Rua Oscar da Fonseca, 52 – Fonseca.

Nenhum comentário: