sábado, 20 de novembro de 2010

ZUMBI o primeiro grande líder socialista e imortal


O Deus principal de Camarões e do Congo é chamado Nzambi;
em Angola denominava Zambi o que morreu;
e no Caribe, Zumbis são mortos-vivos, criaturas que mesmo no além jamais descansam . Zumbi dos Palmares, um és imortal.


Zumbi dos Palmares não só foi o comandante guerreiro, o líder da resistência dos quilombolas de Palmares.
Zumbi implantou um modelo social que proporciona a todos os cidadãos a divisão compartilhada da produção e das riquezas, o debate democrático sobre os destinos de uma comunidade e também a auto-estima. Palmares tinham orgulho de lutar por um ideal de liberdade, contra a escravidão e o domínio imperialista da coroa portuguesa.

Zumbi foi o líder de uma revolução social a qual todos nós sonhamos.
Uma revolução que não queremos que se faça pelas armas, mas sim pela construção de um processo cidadão, o qual dê aos negros brasileiros e aos mestiços, o direito de nascer, crescer, viver e morrer em um país digno.

Uma construção democrática coletiva, onde o direito de ser e de viver era plenamente respeitado. Uma antítese aos tempos de escravidão.

O sonho de liberdade que Zumbi era também o sonho de inúmeros abolicionistas, que desfilavam em meio à aristocracia o desejo de ver o fim da chibata.
Hoje os negros brasileiros esperam derrubar uma versão moderna da chibata. A versão da invisibilidade.

Hoje o movimento negro quer ver a sociedade que Zumbi constituiu no Quilombo de Palmares implantada.
O povo brasileiro luta e ainda deseja assistir a uma partilha de bens e direitos iguais para todos. Igualdade social e racial se reflete em dar acesso a negros, pardos e mestiços uma educação de qualidade, a um serviço de saúde que contemple as nossas especificidades raciais e um desenvolvimento de trabalho e renda melhor distribuído.

Zumbi, nosso herói, deu sua vida pela igualdade racial e social em um Brasil Colônia que era explorado e usurpado de suas riquezas. Zumbi deu início à construção de um Brasil para o futuro.

Este negro guerreiro deve sim ser lembrado como um cidadão pleno, um empreendedor, construtor de um quilombo que serviu não só de resistência à escravidão, mas como nosso primeiro modelo e exemplo de sociedade democrática, onde todos os fugitivos e não fugitivos exerciam a plenitude da democracia.

O Brasil seguiu e segue mudando se exemplificando em seus heróis e líderes.
Esse Brasil futuro, que há oito anos conseguiu vencer mais uma grande batalha, seguindo um modelo de vida em defesa da igualdade social, racial e econômica, elege um operário, que sem nível superior, resgata em nós o orgulho de ser brasileiro e o respeito no mundo todo; que é possível se construir um país mais democrático, que traz a visibilidade para negros, mulheres, idosos, mestiços, etc elevando a auto-estima do nosso povo.
E seguindo este modelo, da construção de uma sociedade sem fome, com educação, cultura, igualitária e diversa avança mais uma batalha este ano e elege uma mulher para presidente da República.

Esta é a luta de líderes zumbis. Vale a pena lutar sim, que quando comparavam Zumbi a um imortal significa, que ele sempre estará vivo nestes líderes que lutam para tornar nosso Brasil um país socialista, digno, um Brasil para todos e de todos os brasileiros, contribuindo para construção de um novo cenário de nossa história.

“Quebre as suas correntes e você será livre,
Corte suas raízes e você morre “
Provérbio africano

20/11 – VALEU ZUMBI

Nenhum comentário: