domingo, 1 de agosto de 2010

São Gonçalo terá Usina de Beneficiamento de Óleo Vegetal Residual


Está em fase final as obras para a implantação da 2ª Usina de Beneficiamento de Óleo Vegetal Residual do Estado do Rio de Janeiro. O equipamento já encontra-se no local e além de beneficiar a comunidade do Salgueiro e a cooperativa de catadores do aterro sanitário de Itaoca com geração de empregos, renda e qualidade de vida. É uma iniciativa pioneira no município e inovadora no estado. O líder comunitário e presidente da Cooperativa Óleo Pelo Salgueiro, Adeir da Silva (conhecido como Nem) está ancioso em ver tudo funcionando e toda comunidade envolvida e beneficiada. Um sonho que está virando realidade, graças a parceria com a FAPERJ através da empresa de consultoria Felicíssimo & Ramires e a LPM do Brasil.
Todo projeto é financiado e apoiado pela FAPERJ, fazendo parte da Cadeia de Reaproveitamento de Biomassas Líquidas (Óleo de Cozinha e Gorduras Animais). O equipamento da LPM do Brasil é alugado é custeado com recursos FAPERJ pelo período de 18 meses com assessoria da Felicíssimo e Ramires, que vem acompanhando todo o processo de implantação com suas visitas técnicas. Um empreendimento que vai atender aos bairros de São Gonçalo e municípios de entorno, coletando e retirando do meio ambiente uma estimativa entre 50.000 litros/mês de óleo vegetal usado, tratando, purificando e beneficiando este produto e tornado-o apto a ser reaproveitado pelas indústrias de sabões e de biodiesel, além de contribuir para preservação do meio ambiente.

CONHEÇA UM POUCO DA COMUNIDADE BENEFICIADA COM ESTA COOPERATIVA, VEJA O VÍDEO GRAVADO EM 2007, POR EDUARDO COUTINHO.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos neste projeto, pois além de preservar o ambiente gera renda para comunidade. Sustentabilidade é isso.