sexta-feira, 28 de maio de 2010

Comunidade do Salgueiro dá início no projeto de reciclagem de óleo de cozinha




Comunidade de catadores do aterro sanitário de Itaoca e do bairro do Salgueiro, de São Gonçalo/RJ, recebe apoio para implantação do projeto de reciclagem de óleo de cozinha de Felicissimo e Ramires/FAPERJ.
Uma das comunidades mais carentes de políticas públicas no município de São Gonçalo/RJ, recebeu as visitas dos consultores Pedro Felicíssimo, do Diretor da UNISOL para Reciclagem no Brasil, Sr. Reinaldo de Abreu e do Diretor da Fundação Leão XIII de Niterói, Jorge Pereira da Silva nos dias 9 e 10/05 quando tiveram a oportunidade de conhecer a iniciativa do líder comunitário local, Adeir, mas conhecido como Nem, em assumir para si a responsabilidade pela reconstrução e recuperação da auto estima da população depois das últimas chuvas de abril que arrasaram com algumas moradias.
Felicíssimo e Ramires com o apoio da UNISOL - Universidade Solidária e da Fundação Leão XIII pretende aplicar uma parte dos recursos da FAPERJ no estímulo da coleta de óleo no município, através de uma cooperativa, e na geração de renda para esta comunidade.
Com recursos da FAPERJ já foram adquiridas bombonas para distribuição em pontos de coleta como escolas e restaurantes e compra de material de construção para ajudar na melhoria da infra estrutura do local que deverá servir de centro de reciclagem de óleo eoutros materiais e de atividades socio educativas para a comunidade.
O Sr. Adeir está ancioso para ver este projeto funcionar, que há muito vem tentando junto aos órgãos públicos para melhorar a vida dos catadores do Lixão de Itaoca, e a cada ano cresce mais o número de famílias que vivem e dependem do lixo.

Nenhum comentário: