sexta-feira, 28 de maio de 2010

Projeto Comunitário Sustentável

"A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE COMEÇA EM NOSSA CASA"


------------
Técnicas, novas, usuais, e baratas para confecção dos tijolos de solo-cimento na construção habitacional.

Os tijolos de solo-cimento constituem uma das alternativas para a construção em alvenaria. Esse elementos, após pequeno período de cura, garantem resistência à compressão simples similar à dos tijolos maciços e blocos cerâmicos, sendo a resistência tanto mais elevada quanto maior for a quantidade de cimento empregada; esta, no entanto, deve ser limitada a um teor ótimo que confira ao material curado a necessária qualidade, sem aumento do custo de fabricação.

VANTAGENS DO SEU EMPREGO
Podem ser mencionados as principais vantagens dos tijolos de solo-cimento:
a) Podem, em geral, ser produzidos com o próprio solo local e no canteiro de obras, reduzindo ou evitando o custo de transporte;
b) A regularidade de suas formas, a planeza e a lisura de suas faces requerem argamassa de assentamento de espessura mínima e uniforme;
c) Podem dispensar o uso de revestimento, desde que protegidos da ação direta da água, sendo, portando, recomendáveis para paredes com tijolos à vista;
d) Não consomem combustível na fabricação, por dispensar a queima, e corte de mais árvores;
e) Utilizam basicamente mão-de-obra não especializada.
f) A construção passa a ter uma economia de 40%;
g) A redução do tempo de término da obra.

DESCRIÇÃO DO PROCESSO
Para a fabricação de tijolos de solo-cimento usa-se basicamente uma mistura constituída de solo, cimento e água, devidamente prensada. A prensagem é feita dentro de moldes e a forma variada destes possibilita produzir diversos tipos de tijolos.
Os elementos fabricados são estocados em uma área para cura e, mantidos úmidos, por um período nunca inferior a 07 dias.

REQUISITOS BÁSICOS PARA A PRODUÇÃO:
Os tijolos de solo-cimento, fabricados na pesquisa, possuem dimensões de 6cm x 11cm x 23cm, podendo-se diversificar a produção com a obtenção de outras fôrmas ou matrizes metálicas que podem ser adaptadas na prensa manual ou hidráulica, gerando componentes diversos. Isto pode variar de acordo com o fabricante e o tipo de máquina empregada.
Produção com Prensa Manual: Produção mensal estimada: 20.000 unidades/mês

O MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS, VOLTA REDONDA, NOVA FRIBURGO E OUTROS ESTADOS JÁ UTILIZAM ESTE NOVO MÉTODO NA FABRICAÇÃO DE CASAS POPULARES. VEJA O VÍDEO ABAIXO:

.

Um comentário:

Unknown disse...

Sr. Jorge, será que teria como indicar uma cooperativa em Caxias/RJ? Estou querendo construir uma casa no meu terreno e não encontro nada relacionado a reportagem apresentada. Toda ajuda é muito bem vinda. Motumbá!